segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

A Foto_2003_ou: a palavra de hoje!


"- Quer uma foto minha? 
- Pra quê? 
- Puxa...pra guardar... de lembrança... eu tou indo embora!
- É tudo que você vai deixar? uma foto. 
- Quer mais o quê? 
- Duas. "

* há uma década - em 2003 - escrevi uma pequena novela chamada "A Foto" (Ed. Objetiva); foi bem antes do Instagram e do FB. E exercitei no livro um formato: a descrição de fotos ou o Instagram "avant la lettre": 


"Do alto do edifício Itália fotografei F. - vestido de cinza, estava da mesma cor do céu. Era só um rosto voando no céu da cidade". 

Abrindo portas para a nova idade, citei Décio Almeida Prado no final do narrativa: 


"Felizmente a minha idade, se me permite ainda fazer perguntas, desobriga-me de lhes dar respostas. Liberado pela velhice, já sem ter a preocupação de parecer moderno, não tendo mas a obrigação moral e profissional de rever periodicamente os meus conceitos e reciclar a minha biografia, posso finalmente dar-me ao luxo de ser apenas eu mesmo."

...e o livro, com título tão emblemático dos tempos que correm, termina assim: 

"Para F.:
Lembro de você - agora de manhã - com saudades. 
Essas fotos e palavras são suas. 
Dedicatória
no fim."

...a fotografia: a palavra
 de hoje!