sábado, 6 de novembro de 2010

O salto no azul_Voar_Volare

Foi a famosa foto do pintor Yves Klein - Le Saut dans le vide - que inspirou Domenico Modugno a compor o hit Nel blu dipinto di blu, vulgo Volare...um mergulho no vazio, no azul que é hoje a marca do pintor francês nascido em 1928. Volare ganhou o Grammy de melhor canção em 1958.





Yves Klein_O Salto no Vazio

Yves Klein_IKB_191_1962
*
Acho que um sonho como este não acontecerá de novo.
Onde pintava minhas mãos e meu rosto de azul.
E de repente o vento rapidamente me carregou
E me fez voar no céu infinito.

Voar, Cantar,
No céu, pintado de azul.
Feliz por estar lá em cima.

E voando, voando feliz,
me encontro mais alto.
Mais alto que o sol,
E ao mesmo tempo em que o mundo
se afastava lentamente,
uma musica doce
tocava somente pra mim.

*
Ps: Vi por acaso esta imagem de Yves Klein e lembrei de Domenico Modugno, autor da canção, e de sua cidade - Pollignanno Al'mare. Estive lá gravando um programa Brasil Legal em homenagem aos imigrantes italianos. A canção Volare, todo mundo sabe, faz parte do patrimonio universal das lembranças italianas - mesmo pra quem nunca foi lá.
Lembrei da canção, do azul, e  vieram um mar de lembranças azuis...