terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Alguns azuis



ikb46 573x799 Yves Klein
Yves Klein
*
A música Volare foi composta em homenagem ao azul-Klein: "Nel blu dipinto di blu..."

blu em italiano...blue em inglês...bleu em francês... em português a palavra azul deriva (também) do persa Lazward.
*

David Hockney - Essa piscina retratada é da casa do pintor. Foi pintada por ele em 1987 e foi tema de diversos quadros - todos azulados.
*
"Ele pulava do alto do trampolim do Clube Fluminense, lá do alto, do mais alto. Sunga azul, céu azul, piscina azul, um quadro, um mergulho fantástico. Eu queria correr, entregar-lhe uma toalha azul, secá-lo, mas não – ficava ali quieto tomando a soda, mas o secaria com prazer, feliz. Era uma tarde de sol inesquecível. Um dia esplendoroso. Nenhum sofrimento diante da explosão das cores, da sua beleza, do mergulho tarzaniano deste monumento que ergo agora com minhas palavras e lembranças, monumento chamado R., Sr. R. Um homem sem dramas. Um homem me guiando para onde nunca pretendi seguir um dia sequer na minha vida. Mas ele me levou a vida toda." do livro Sr.R.
*
Hoje, 8h00, dia azul.